< Voltar página inicial

Eu.png

COMO DESENHAR NO COREL DRAW (vídeo)
Vou ensinar como faço meus desenhos no Corel Draw. Essa é uma técnica que aprendi sozinho, existem muitas outras rolando na internet, mas essa que ensinarei é bem básica e ótima para quem tá começando os primeiro traços digitais. Uso essa mesma técnica para fazer meus freelas e vendo muito bem. Fique a vontade, aprenda e ganhe dinheiro também :)
 
O resultado final dessa aula vai ser um desenho vetorial em preto e branco. É muito importante  essa etapa pois ela é a ideia se transformando em desenho.   
Vamos lá!
 
 
1 - A ideia esboçada
 
Em primeiro passo desenho um esboço no papel e lápis. Ele vai definir a base, a ideia do desenho em geral. Então procure criar algo com calma assim o resultado final sempre ficará show! Comece com traços básicos, só para posicionar cabeça, tronco, braços e por ar ai. Já com a ideia pronta comece a desenhar a vontade. Quando acabar o rascunho ponha mais detalhes para dá aquele ‘‘tchan’’ que os cliente sempre falam (rs).
 
Dica: Quando vou desenhar sempre dou uma olhada em posições e roupas no site  shutterstock.com ,nele sempre tem boas fotos para me inspirar.
 
 
 
2 - Caneta piloto
 
Depois do esboço pronto pego meu  marcador de CD  (ponta 2.0) e contorno os traços mais grossos do desenho. Deixo pra fazer os traços menores no corel. Com o desenho contornado com a caneta, apago os rabiscos a lápis do papel e levo ao scanner. ‘‘Escaneio’’ pelo PAINT (em preto e branco) é simples demais veja:
 
Dica: Procure fazer os contornos perfeitos, sem pressa!  
 
 
3 - Digitalizando 
 
Importo o desenho no corel e faço o rastreamento, que transforma o desenho em vetores.  O desenho está 100% digitalizado mas o problema que essa transformação em vetorial faz com que os traços fiquem desajeitados. Essa é a hora de deixar os traços mais limpos e deletar os pontos desnecessários.
 
Dica: clique 2 vezes no botão Ferramente Forma (F10) do MENU principal e depois aperte o segundo botão do mouse. Aparecerá uma janela, clique em curvas e depois em cúspide. Isso vai ajudar na hora de "moldar" o desenho. :)
 
 
Quando comecei a carreira de desenhista cobrava em média 30 reais por ilustração digital em preto e branco. Naquela época me satisfazia. Hoje em dia não costumo trabalhar com freelas assim pois vendo mais artes coloridas, por um preço bem melhor (rs).

Bom essa foi a aula do desenho digital em preto e branco. Comece desenhando coisas simples e depois vai aumentando gradualmente a dificuldade. Você não precisar ser talentoso, o importante é desenvolver o que já faz.  Se quiser aprender é só praticar! Você só não vai aprender se desistir então boa sorte! 

:)
 
Tags: video

Bruno Santana

 

Ilustrado, freela e blogueiro.

Lista de postagens: